Compack Sporting

Disciplina de tiro desportivo aos pratos, em que, respeitando as regras básicas de segurança, as máquinas de lançamento dos pratos deverão estar colocadas de modo a que os pratos lançados sobrevoem um espaço delimitado por um rectângulo com 40 metros de comprimento e 25 metros de largura.

Deverão existir, no mínimo, seis máquinas lançadoras de pratos.

Poderão ser utilizadas as mesmas máquinas que permitem a prática de todas as restantes disciplinas de tiro aos pratos e outras quaisquer que se entenda utilizáveis em segurança.

Poderão ser utilizados os pratos “standard”, utilizados no fosso olímpico, skeet olímpico, double trap ou fosso universal, como também outros pratos de tamanho e peso e designação diferentes, como atrás descrito (ver H) e mesmo hélices.

As cinco posições de tiro são delimitadas por quadrados com 1 metro de lado, alinhados e espaçados entre si, de 3 a 5 metros, de centro a centro.

Em todas as posições de tiro deverão, obrigatoriamente, existir dispositivos limitadores dos ângulos de tiro laterais e verticais (segundo modelo definido pela FITASC), a fim de garantir a segurança geral.

Quando o atirador está pronto para atirar, deverá dar a ordem de comando, após o que o prato deverá ser lançado entre 0 a 3 segundos.

No decorrer de uma série de 25 pratos, os atiradores, tanto atiram a pratos simples (um só), como a doubles (dois pratos).

A posição da arma, no momento de pedir o prato, é livre.

As competições internacionais disputam-se em 8 séries de 25 pratos, para todos os participantes.