Percurso de Caça

Disciplina de tiro desportivo aos pratos, em que, respeitando as regras básicas de segurança, serão utilizadas máquinas de lançamento dos pratos colocadas de modo a obter trajectórias semelhantes às encontradas na prática da caça.

Poderão ser utilizadas as mesmas máquinas que permitem a prática de todas as restantes disciplinas de tiro aos pratos e outras quaisquer que se entenda localizar onde possam proporcionar prática agradável em segurança.

As posições de tiro são delimitadas por quadrados com 1 metro de lado ou círculos com 1 metro de diâmetro.

Poderão ser utilizados os pratos “standard”, utilizados no fosso olímpico, skeet olímpico, double trap ou fosso universal, como também outros pratos de tamanho e peso e designação diferentes, como atrás descrito (ver H) e mesmo hélices.

Quando o atirador está pronto para atirar, deverá dar a ordem de comando, cabendo ao árbitro principal accionar um sinal sonoro, após o qual o prato deverá ser lançado entre 0 a 3 segundos.
No decorrer de uma série de 25 pratos, os atiradores, tanto atiram a pratos simples (um só), como a doubles (dois pratos).

Tal como no skeet olímpico, a posição da arma não é livre.

Na execução de um prato simples, ou no primeiro tiro de um double, a coronha tem de estar encostada ao corpo e a sua parte superior tem de estar situada abaixo de uma marca colocada, no colete de tiro, 25 cm abaixo da linha média do ombro.

As competições internacionais disputam-se em 8 séries de 25 pratos, para todos os participantes.